Sobre o Pan-Africanistas

Nosso objetivo é ser um exemplo de iniciativa capaz de levar os negros, na África e fora dela, a repensar outros caminhos que podem ser traçados para romper com discrepâncias sociais sofridas pelo povo africano e seus descendentes.

O que é Pan-Africanistas?

Trata-se de iniciativa capaz de levar os negros, na África e fora dela, a repensar outros caminhos que podem ser traçados para romper com discrepâncias sociais sofridas pelo povo africano e seus descendentes. Produz peças de artesanato (costura, crochê, tricô, macramê, papel, tecelagem, etc) nas cores ou detalhes que remetem ao Pan-africanismo, A comercialização é feita por um Coletivo engajado na militância contra o racismo e naturalização da história e cultura africanas. Os produtos são de uso em decoração, utilidade doméstica ou vestuário.

O projeto vem com o firme propósito de ser desafiador, já que o incentivo ao comércio de diferentes tipos de artesanato - elemento universal da cultura popular - para ser o protagonista de um movimento grandioso que pretende ter alcance transnacional, tendo em vista que as diversas dimensões do artesanato se constituem, indiscutivelmente, em elemento identitário de um povo com suas distintas marcas registradas, e está presente em todas as civilizações.

Missão e Visão Pan

A Pan-africanista tem por Missão criar, produzir, divulgar e comercializar artesanato, sobretudo o afro-brasileiro, de forma coletivizada, alinhada com o propósito pan-africanista, ideologia que acredita na união dos povos africanos na luta contra o preconceito racial e os problemas sociais decorrentes deste.

Assim, a Pan-africanista espera que cada peça do seu artesanato usada por uma pessoa negra ou não negra, seja vetor da busca concreta pela igualdade entre os homens, no firme propósito de afastar das pessoas que ainda são indiferentes à história e à cultura negra, a ideia de que falta valor e qualidade nos produtos de origem africana, um olhar equivocado, que certamente influencia muitos dos comportamentos racistas e de discriminação racial que infelizmente ainda assistimos na nossa sociedade.

O projeto tem por Visão, ser protagonista na luta pela libertação da história africana e afro-brasileira do naturalismo imposto pela colonização e pelo decorrente sistema escravista ainda não totalmente extinto do nosso meio.

Em que pese a Visão da empresa ter foco na bandeira da população negra, o seu projeto não se restringe a acolher apenas artesãs (aos) negras (os), tampouco faz qualquer outro tipo de acepção, seja de raça, gênero, posição social, religião etc.

Economia criativa e sustentável
Economia criativa e sustentável

Sustentabilidade

A Pan-africanista não poderia ficar à margem das ações de sustentabilidade, o que foi mais um motivo para a escolha das artes manuais, cuja principal ferramenta de trabalho são as mãos, dispensando quase que totalmente equipamentos e utensílios depreciáveis e descartáveis, além do que a quase a totalidade dos seus resíduos são recicláveis ou reaproveitáveis, e a cada dia surgem, mais e mais criações do chamado “residual têxtil”, proporcionando arte e beleza de diferentes matizes.